Sistema verifica o comportamento das chamadas e detecta sinais de chamadas potencialmente fraudulentas.
A SipPulse, empresa 100% nacional de tecnologia especializada em desenvolvimento de soluções VoIP para o mercado de telecomunicações, lança a solução TFPS (Telephony Fraud Prevention Service), desenvolvida para prevenir fraudes de ataques contra operadoras de telefonia e sistemas de PABX privados.
O sistema funciona como uma vacina verificando o comportamento das chamadas, detectando sinais de chamadas potencialmente fraudulentas e protegendo os sistemas contra perdas que podem chegar a casa de milhares de Reais em um único ataque.
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De acordo com um estudo da CFCA.org data (Global Fraud Loss Survey), o valor estimado com perdas em fraudes nos sistemas de telefonia no tráfego internacional em 2015 foi 14 bilhões de dólares. “A detecção e bloqueio antecipado de chamadas fraudulentas é o grande diferencial da nossa solução”, explica John Alexandre Kinney Ferreira, Diretor Comercial da SipPulse.
A solução permite a criação de regras gerenciáveis, onde o administrador define regras de acesso baseadas em parâmetros de horários, quantidade de chamadas feitas por um mesmo usuário e destinos chamados, reduzindo substancialmente o alcance de eventuais fraudes, entre outras funções.
“O sistema, totalmente baseado em SW e operando em nuvem, conta ainda com módulo de análise de comportamento de discagem, fundamentado em algoritmos próprios e bases de conhecimento, onde toda sinalização de cada chamada verificada é analisada incluindo origem e destino e mecanismos de sinalização utilizados para inserir chamadas indesejadas. O sistema foi desenhado para atender operadoras e empresas com sistemas de PABX IP e é compatível com a maiorias dos sistemas que suportam ambientes SIP redirect.
Na falta desse recurso é possível utilizar um SBC (Session Border Control), para intermediar as consultas entre o sistema do cliente e o TFPS”, comenta Flavio Eduardo de Andrade Gonçalves, Diretor de Desenvolvimento e Inovação da SIPPulse e membro fundador do OPENSIPs.org. O regime de contratação é baseado em licenças de uso mensal e volume de consultas (geralmente, apenas chamadas internacionais são objeto de fraude e por isso o sistema pode ser programado para somente verificar estas chamadas)
Operando de forma colaborativa, o sistema acumula conhecimento de cada evento analisado pela plataforma para enriquecer os mecanismos de controle e avaliação. Pode ser configurado para ambientes de conta única ou multiconta, one neste caso uma operadora de telefonia pode criar subcontas e oferecer os serviços a seus clientes corporativos.