
Os relatórios do Quadrante Mágico do Gartner são alguns dos insights mais valiosos sobre o panorama da comunicação. Todos os anos, inúmeras empresas se esforçam para atender aos requisitos que lhes permitiriam se colocar em um dos segmentos MQ. Em novembro, o Gartner lançou seu último Magic Quadrant para o espaço Unified Communications as a Service (em todo o mundo). De acordo com a consultoria, os provedores de UCaaS desenvolvem, operam e gerenciam serviços de UC baseados em nuvem multi-tenant, que são mais econômicos para os clientes do que opções locais.
CONTEÚDO RELACIONADO
– A migração para a Comunicação Unificada na nuvem em três passos
– Zoom expande serviços de comunicação unificada com rede de data centers Equinix
O Gartner também observou que, em 2022, 74% das organizações moverão cerca de 5% de seus funcionários normalmente locais para posições de trabalho remotas permanentes, tornando as soluções em nuvem mais cruciais. Além disso, em 2023, 50% das grandes empresas se conectarão a provedores de nuvem usando conectividade de nuvem direta WAN. Além disso, o Gartner acredita que até 2024, 74% das novas licenças de UC serão baseadas na nuvem, um aumento de 48% em 2019.
Líderes do Gartner UCaaS Magic Quadrant 2020
O quadrante líder é o mais desejável de todos os segmentos no Gartner MQ, demonstrando uma incrível completude de visão, combinada com capacidade de execução, dos envolvidos. Os líderes deste ano são:
- Microsoft
- RingCentral
- Cisco
- Ampliação
- 8 × 8
Microsoft
A Microsoft está no ponto mais alto no quadrante de liderança este ano, principalmente graças ao serviço Microsoft Teams, que oferece telefonia, mensagens em equipe e recursos de reunião. O Gartner observa que as operações das equipes são geograficamente diversificadas e os clientes são distribuídos em uma variedade de segmentos, incluindo assinantes do Microsoft 365.
A empresa levou a estratégia UCaaS para o próximo nível com inúmeros novos recursos, incluindo fundos virtuais, legendas ao vivo, roteamento direto em até 90 países e muito mais. O Gartner observa que a maioria dos clientes do Gartner possui licenças do Microsoft Teams em vigor.
RingCentral
Outro líder de alto nível no Magic Quadrant, o RingCentral oferece uma série de serviços UCaaS por meio do RingCentral Office, que inclui mensagens, telefonia, serviços de reunião, fax, MMS / SMS e muito mais. As operações da RingCentral são principalmente na Europa e América do Norte. Os clientes também estão distribuídos na maioria dos segmentos de mercado. As melhorias no ano passado incluem parcerias estratégicas com AT&T, ALE e Avaya.
O RingCentral continua a melhorar em várias áreas principais de acordo com o Gartner, incluindo recursos, desenvolvimento de produtos, cobertura global e suporte ao cliente.
Cisco
A Cisco é líder do Magic Quadrant com o pacote Webex, que se concentra em serviços para reuniões e colaboração, bem como mensagens, telefonia, colaboração de fluxo de trabalho e contact centers. A Cisco tem operações geograficamente diversificadas, uma plataforma de gerenciamento completa e os benefícios da experiência do usuário ao integrar o Webex Calling ao conjunto de aplicativos Webex.
Desenvolvimentos como opções de PSTN conectadas à nuvem e clientes móveis e de desktop unificados tornam o Webex mais atraente. O Gartner também observa que a Cisco se beneficia de fortes relacionamentos com CIOs e marca em todo o mundo.
Ampliação
Um dos fornecedores de vídeo mais conhecidos no cenário atual, o Zoom também alcançou uma posição de liderança no Quadrante Mágico da UCaaS deste ano. A empresa oferece uma combinação de Zoom Chat, Zoom Phone e Zoom Meetings. Essas soluções se concentram em reuniões, telefonia corporativa e mensagens. As melhorias no ano passado incluíram parcerias com fornecedores de aparelhos Zoom Room, como Poly e Neat.
O Gartner também elogia o Zoom por seus investimentos em novos aprimoramentos de segurança para os clientes e pela oferta do Zoom Phone Basic sem custo extra para usuários de Meetings.
8 × 8
Oferecendo o pacote UCaaS da Série X, o 8 × 8 é líder no Magic Quadrant deste ano, oferecendo uma excelente combinação de serviços de reuniões, telefonia, mensagens e contact center para a empresa. As operações do 8 × 8 são geograficamente diversificadas e os clientes estão bem distribuídos em uma variedade de segmentos.
Os aprimoramentos do 8 × 8 incluem soluções para reuniões baseadas na nova tecnologia da aquisição da Jitsi e a chegada do 8 × 8 CPaaS. Os aprimoramentos de integração também são um ponto positivo para 8 × 8.
Os desafios do Quadrante Mágico de 2020 do Gartner UCaaS
Os desafiadores no Magic Quadrant são aqueles que mostram uma habilidade excepcional para executar as soluções UCaaS, mas podem não ter a abrangência de visão que lhes permitiria se destacar como líderes. As empresas desafiadoras deste ano incluem:
- LogMeIn
- Mitel
Com uma oferta UCaaS que consiste em Google Voice, Chat e Meet, o Google é um desafiante no Magic Quadrant 2020, oferecendo operações globalmente diversificadas e uma gama de recursos excelentes. As melhorias no ano passado incluíram a chegada de novos recursos do Global Meet (como grades de 49 participantes) e melhorias na segurança de reuniões. Também há suporte para apresentações, provisionamento em massa para o Google Voice e a chegada dos recursos UCaaS do Google na barra lateral do Gmail.
LogMeIn
Outro destaque no atual Magic Quadrant, o LogMeIn oferece a funcionalidade UCaaS por meio do GoToConnect com soluções de telefonia, mensagens e reuniões. A LogMeIn se concentra fortemente nos mercados da América do Norte, com vários clientes distribuídos. As melhorias durante o ano passado incluíram novas experiências de usuário para clientes móveis e de desktop do GoToConnect, bem como integrações com Google, Slack, Microsoft Teams e outras ferramentas importantes. O LogMeIn também possui um amplo histórico no ambiente de reuniões baseado em nuvem.
Mitel
A Mitel conquistou sua posição de desafiadora no Magic Quadrant para 2020 com o serviço MiCloud Connect, que fornece mensagens e telefonia. Você também pode acessar a solução com MiTeam Meetings, que é alimentado por meio do Amazon Chime. A Mitel tem uma forte presença na Austrália, no Reino Unido e na América do Norte, e atende muitas empresas de pequeno e médio porte. No ano passado, a Mitel lançou o MiCloud Connect com Google Cloud e os portais de autoatendimento SelfStart para melhorar as experiências de integração para o cliente.
The Gartner UCaaS Magic Quadrant 2020 Visionários
Os visionários do Quadrante Mágico da Gartner têm uma visão mais abrangente, mas podem não ter a capacidade de executar suas ideias em uma escala significativa da mesma forma que os desafiadores e líderes. Este ano, o Gartner listou um único visionário para seu Quadrante UCaaS 2020:
Fuze
Destacando-se como o visionário singular para 2020, Fuze fez o Magic Quadrant deste ano, graças ao seu foco em vários serviços de mensagens, chamadas, contact center e reuniões, em um cenário geograficamente diversificado. Notavelmente, o Fuze alcançou um grande crescimento no último ano, introduzindo mais suporte do segmento corporativo, aprimoramentos para Fuze Rooms e um novo supervisor e desktop de agente para usuários do Fuze. A Fuze também oferece uma estratégia de preços e licenciamento mais simplificada para ajudar as empresas a aproveitar as vantagens de uma nova solução UCaaS transformadora.
Os jogadores de nicho do Gartner UCaaS Magic Quadrant 2020
Por fim, os participantes de nicho no Quadrante Mágico do Gartner são aqueles que oferecem soluções de UCaaS sensacionais, mas se concentram principalmente em um único grupo ou setor. Os jogadores de nicho para o Quadrante Mágico UCaaS de 2020 são:
- Vonage
- Star2Star
- Teclado de discagem
- Windstream
- Alcatel-Lucent Enterprise
Vonage
A Vonage alcançou a posição de jogador de nicho no Quadrante Mágico de 2020 com a Vonage Business Communications, um serviço que oferece reuniões, mensagens de equipe e telefonia. A empresa se concentra principalmente na América do Norte, com clientes principalmente no segmento de SMB. As melhorias nos últimos 12 meses incluem Vonage Meetings, construído com TokBox, e a integração de Vonage Meetings em aplicativos de desktop, móveis e web. Também existe o Vonage Smart Numbers para modificar os fluxos de chamadas usando a tecnologia API programável.
Star2Star
Outro participante de nicho no Magic Quadrant para UCaaS 2020, Star2Star oferece um serviço Enterprise Communications and Collaboration Platform que oferece mobilidade, reuniões, mensagens, telefonia, fax e serviços MMS / SMS. Star2Star opera principalmente na América do Norte, com foco no mercado intermediário. No ano passado, a Star2Star lançou videochamadas – uma nova solução desenvolvida por ele mesmo para reuniões. Além disso, um novo licenciamento chegou para agrupar recursos para vários tipos de usuários, incluindo trabalhadores remotos.
Teclado de discagem
Oferecendo Dialpad Talk, o Dialpad fornece reuniões, telefonia e mensagens para clientes em busca de soluções UCaaS. A empresa se concentra fortemente na América do Norte e no espaço da Ásia / Pacífico, com clientes distribuídos em vários segmentos de mercado. A empresa lançou o UberConference no ano passado, junto com funcionalidades de inteligência de voz, incluindo resumos gerados por IA pós-chamada e transcrições. A Dialpad também adicionou um centro de treinamento às vendas da Dialpad para ajudar os revendedores a fornecer a tecnologia certa aos consumidores.
Windstream
Com o produto OfficeSuite UC, Windstream é um participante de nicho no Quadrante Mágico de 2020, oferecendo mensagens, telefonia e recursos de mobilidade. Em grande parte, o Windstream se concentra em pequenas e médias empresas norte-americanas e, no ano passado, a empresa introduziu uma série de melhorias. As atualizações incluem o novo pacote de serviços complementares para clientes corporativos, como SD-WAN, serviços de segurança e muito mais. O OfficeSuite pode suportar até 1000 participantes de reuniões e agora oferece uma variedade de novas soluções de relatórios e análises.
O Gartner reconheceu a decisão da Windstream de pedir concordata, Capítulo 11.