
Um novo estudo da Juniper Research previu que o valor das transações globais de terminais POS (ponto de venda) atingirá US$ 17 trilhões até o final de 2024, e crescer 25% até 2028. Este crescimento ocorre apesar das recentes interrupções nos pontos de venda em algumas cadeias de lojas de varejo em todo o mundo, o que forçou uma série de fechamentos temporários de lojas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
– Startup portuguesa aposta em automação do varejo para crescer no Brasil
– Automação do varejo: soluções de frente de caixa e self-checkout impactam o consumo
Riscos financeiros e de segurança significativos foram expostos, o que expõe a demanda por terminais POS inteligentes para substituir sistemas legados desatualizados. Um extrato do novo relatório, Global POS Terminals Market 2024-2028, indica urgência na atualização do legado.
Solução de problemas legados
O estudo concluiu que muitos varejistas não estão suficientemente preparados para resolver problemas com os seus sistemas POS legados, tais como interrupções de terminais em lojas físicas. No entanto, identificou tecnologias POS inteligentes como uma plataforma chave para mitigar estes problemas. Isto inclui sistemas alimentados por IoT (internet das coisas) para garantir consistência e forte conectividade com outros sistemas de varejo; e armazenamento em nuvem para dados de clientes para evitar hackers e malware.
Evitar falhas de sistemas legados deve agora ser uma consideração fundamental para os varejistas ao atualizarem a tecnologia de PDV, visando a máxima eficiência de processamento e satisfação do cliente.
Abraçando o PDV inteligente
Os fornecedores de terminais POS estão expandindo as suas ofertas para fornecer capacidades que vão além dos pagamentos. O Smart POS oferece funções aprimoradas em relação ao POS tradicional, como gerenciamento de equipe, processamento de cartões de fidelidade, gerenciamento de estoque e sincronização de lojas com outros pontos de venda da mesma rede.
Daniel Bedford, autor do estudo, comenta que “apesar do custo de implementação mais elevado em comparação com o POS tradicional, a adoção do Smart POS garantirá um retorno sobre o investimento para os varejistas; evitando falhas de sistema juntamente com integrações de negócios aprimoradas.”