Estratégias

Lei do Photoshop gera polêmica entre profissionais de publicidade

ImageSegundo a Lei, imagens digitalmente modificadas deverão vir com a mensagem "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada.

O Projeto de Lei 6853/10, que torna obrigatória a informação sobre a manipulação de imagens, está em tramitação na Câmara dos Deputados. Segundo a “Lei do Photoshop”, imagens digitalmente modificadas deverão vir com a mensagem "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".

Carlos Costa, diretor de criação da WEBTraffic – empresa especializada em marketing online – questiona a importância de uma lei como esta. “A publicidade já possui vários avisos obrigatórios como ‘imagem ilustrativa’, por exemplo. Acho perda de tempo votar um projeto como este”, opina.

Costa explica que o tratamento das imagens é essencial em qualquer agência de publicidade. Na WEBTraffic, o programa é utilizado para construção de sites. “Eventualmente tratamos o fundo e clareamos as imagens, mas nunca alteramos pessoas”.

Na opinião do profissional, o público percebe quando uma imagem foi alterada. “Será que o que as pessoas querem ver é uma fotografia sem tratamento? Elas buscam a imagem do ideal, do perfeito”, questiona.

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