Rede

Mercado de rede móvel cai 15% no 2º trimestre

O mercado global de rede móvel (MCN) experimentou um declínio de 15% ano a ano no segundo trimestre do ano, de acordo com um estudo recente do Dell’Oro Group. “Entramos em território desconhecido, indicando que os ventos contrários econômicos têm um controle firme sobre o mercado. Também sugere fortemente que as operadoras de rede móvel têm excesso de capacidade para atender aos números de crescimento de assinantes”, disse Dave Bolan, diretor de pesquisa do Dell’Oro Group.

CONTEÚDOS RELACIONADOS
Como está o market share de telecom em 2024
Crescimento da receita líquida de telecom pode não ser sustentável, avalia Teleco

Segundo ele, “a região da China impactou drasticamente a redução de crescimento ano a ano do mercado de MCN no trimestre. As regiões da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e América do Norte também estavam deprimidas, mas não tão baixas quanto a China. Apenas a região da Ásia-Pacífico, excluindo a China, teve uma taxa de crescimento ano a ano positiva.

O crescimento do mercado de MCN 5G estagnou pela primeira vez, caindo 8% ano a ano no segundo trimestre, disse Dell’Oro.

“O mercado de MCN 5G foi outro impulsionador do mercado com novas redes 5G SA sendo implementadas. Infelizmente, o mercado desacelerou a ponto de o segundo trimestre de 2024 ser o primeiro trimestre da era 5G com uma taxa de crescimento negativa ano a ano. Até o momento, há cerca de 58 MNOs que lançaram redes comerciais 5G SA eMMB. Em 2022, havia 21 novas redes 5G SA; em 2023, 13; e no primeiro semestre de 2024, três. Como resultado, estimamos que o mercado de MCN cairá 11% ano a ano em 2024”, acrescentou Bolan.

De acordo com a Dell’Oro, o mercado de MCN 4G caiu 29% ano a ano no segundo trimestre, enquanto o mercado de VoLTE/VoNR caiu 7% ano a ano no trimestre.

O estudo destacou que os fornecedores chineses ZTE e Huawei tiveram as menores taxas de crescimento de MCN no segundo trimestre de 2024, seguidos pela Nokia e Ericsson. Esses quatro principais fornecedores foram responsáveis ​​por mais de 85% do mercado no período, de acordo com a Dell’Oro.

No mês passado, a Dell’Oro publicou um estudo no qual afirmou que o mercado global de rede móvel deveria cair 10% durante o período de 2024-2028. A redução é causada por fortes ventos contrários econômicos, principalmente as altas taxas de inflação e a lenta adoção de redes 5G Standalone (5G SA) por operadoras de rede móvel (MNOs), de acordo com a Dell’Oro.

Pelos mesmos motivos descritos para o mercado de MCN, a Dell’Oro reduziu a previsão de receita acumulada de 5 anos para o mercado de Multi-Access Edge Computing (MEC), um subsegmento do mercado de MCN, em 18%.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn X (Twitter).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *