Internet

NIC.br ativa Ponto de Troca de Tráfego em Cuiabá

Agora todas as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo operarão com infraestrutura do PTT.br

A cidade de Cuiabá (MT) passará a contar a partir de agora com a infraestrutura do PTT.br, um projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que elabora e fomenta condições necessárias para a interconexão direta entre redes, por meio dos pontos de troca de tráfego (PTTs). A ativação ocorreu com o apoio do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) e da operadora Titânia.

Terra e Globo.com avançam na migração para IPv6

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) já tem Pontos de Troca de Tráfego em operação nas demais cidades brasileiras que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

“Com a ativação em Cuiabá, todas as 12 cidades que serão sede dos jogos do mundial passam a operar com infraestrutura do PTT.br. Em especial, as localidades de São Paulo e Rio de Janeiro do PTT.brpassaram por um processo de reestruturação e ampliação de capacidade para atender a grande demanda esperada, como a recente ativação de portas de 100Gbps da Globo.com. Com isso, o Brasil terá todas as condições para realizar com sucesso a transmissão dos jogos da Copa via Internet”, afirma Milton Kaoru Kashiwakura, Diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do NIC.br. 

O diretor acredita que para fazer parte do PTT.br é importe possuir e operar Sistemas Autônomos. Os provedores de acesso e conteúdo, como por exemplo, Facebook, Globo, Google, Netflix e Terra, estão trocando cada vez mais dados por meio dos PTTs e estes, por sua vez, têm a função de manter o tráfego nacional dentro das fronteiras do País, diminuindo os custos e melhorando o desempenho da Internet.  

Por conta da Copa do Mundo, todos os 26 Pontos de Troca de Tráfego do Brasil estão recebendo capacidade adicional para suportar a demanda que pode surgir

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.