Cerca de 100 mil usuários da Petrobras foram transferidos do SAP Governance, Risk, and Compliance Access Control (SAP GRC-AC) para a nuvem privada SAP Enterprise Cloud Services. Segundo a SAP, a migração foi concluída com zero impacto nas reestruturações da companhia e antecipação de entrega. O projeto coloca na nuvem a gestão de perfis de suas principais ferramentas.
O software SAP GRC-AC (denominado de GPAS dentro da Petrobras) era utilizado em servidor local, responsável por gerenciar todo o controle de acesso às principais ferramentas corporativas da companhia. Com o SAP Private Cloud, passa a contar com um serviço totalmente gerenciado por SAP Enterprise Cloud Services e baseado em assinatura, que permite configurar um fluxo de trabalho mais adequado à governança da empresa, com base em práticas de compliance e aversão ao risco.
Na Petrobras, o SAP GRC-AC controla a concessão de perfis no ecossistema SAP, assegurando alinhamento às boas práticas de compliance e aderência à SOX (lei federal dos EUA, Sarbanes-Oxley, promulgada em 2002 para melhorar a governança corporativa e fortalecer os relatórios financeiros), e um total de 69 ambientes, que suportam processos críticos da companhia.
Para suportar a migração para o SAP Private Cloud foi realizado um planejamento detalhado, apoiado pelo serviço de MPW (Migration Plan Workshop) da SAP, contando com a participação efetiva de equipes das duas empresas. As atividades de migração foram realizadas sem intercorrências e de forma transparente para os usuários da Petrobras, informa a SAP.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).