Com a Apple preparada para começar a oferecer suporte a mensagens baseadas em Rich Communications Services (RCS) no final deste ano, a Juniper Research estima que a mudança aumentará a receita das operadoras com mensagens comerciais de US$ 1,3 bilhão em 2023 para US$ 8 bilhões em 2025 – um aumento previsto de mais de 500 bilhões de dólares.
A entrada da Apple no mercado de RCS aumentará o número de usuários ativos da tecnologia em 900 milhões nos próximos dois anos, diz a Juniper, para cerca de 2,1 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. O maior alcance tornará as mensagens comerciais mais atraentes para as empresas, afirma a empresa de análise, e por sua vez, mais operadoras implementarão mensagens RCS nas suas redes.
“O RCS se tornará uma tecnologia chave para as operadoras no ecossistema de mensagens empresariais, dados os altos níveis de fraude que afetam o setor de mensagens empresariais SMS”, informa a Juniper em um comunicado, observando que o tráfego de mensagens SMS é atormentado por fraudes e problemas de spam e negócios OTT. As mensagens estão tendo “crescimento significativo”. As mensagens comerciais RCS ajudarão as operadoras a manter as mensagens comerciais em suas redes, com as receitas associadas.
“Pela primeira vez, o valor do SMS é questionado pelas empresas. As operadoras devem agir rapidamente se a fraude de SMS e os preços elevados não puderem ser resolvidos”, disse Molly Gatford, autora do relatório da Juniper. “A chegada da Apple eleva o perfil do RCS, uma tecnologia que tem sido historicamente prejudicada pela falta de suporte e pode se tornar um substituto para o tráfego de mensagens comerciais SMS.”
A Juniper estimou que a base de usuários de SMS neste ano é de cerca de 9,3 bilhões de assinantes móveis de SMS, em comparação com 4,1 bilhões de usuários de mensagens OTT e apenas cerca de 1,2 bilhão de usuários de RCS. Sessenta por cento dos usuários móveis terão acesso RCS este ano, estima a empresa, e a tecnologia gerará cerca de US$ 2,5 bilhões em receitas da operadora relacionadas a mensagens comerciais (em comparação com cerca de US$ 57,5 bilhões em receitas de mensagens comerciais SMS).
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.