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Varejo mundial vai gastar US$ 12 bi com chatbots em 2023

Artificial intelligence AI research of robot and cyborg development for future of people living. Digital data mining and machine learning technology design for computer brain communication.

Estudo da Juniper Research indica que gastos serão alçados a US$ 72 bilhões em 2028.

A automação do atendimento ao consumidor está na pauta do dia do varejo em todo mundo. Estudo feito pela Juniper Research indica que os gastos deste setor com chatbots chegarão a US$ 12 bilhões, em 2023, e avançar para US$ 72 bilhões em 2028.

O aumento de 470% em 5 anos será impusionado, em grande parte, impulsionado pelo surgimento de modelos de linguagem aberta com boa relação custo-benefício, principalmente o ChatGPT, em regiões como América do Norte e Europa.

Os modelos de linguagem aberta consistem em grandes redes neurais que são treinadas em quantidades substanciais de informações on-line e aprendem por meio de baixos níveis de supervisão humana. Eles são implementados em chatbots para automatizar funções como suporte ao cliente, marketing e processamento de pagamentos.

ChatGPT: o grande disruptor

O relatório prevê que o desenvolvimento de modelos de linguagem aberta se tornará um fator-chave para o crescimento dos gastos no varejo entre pequenos e médios varejistas que anteriormente não podiam investir em chatbots. O autor da pesquisa, Frederick Savage, argumentou: “Os chatbots têm sido historicamente uma prioridade baixa para estratégias omnichannel devido ao alto custo de treinamento de algoritmos baseados em IA. No entanto, o ChatGPT interrompeu significativamente essa tendência; reduzindo o custo de implementação de chatbots para pequenos varejistas.”

Ásia-Pacífico será responsável por 85% dos gastos globais em 2023

Além disso, o relatório prevê que a Ásia-Pacífico será responsável por 85% dos gastos globais no varejo com chatbots, apesar de representar apenas 53% da população global. Aplicativos de mensagens, incluindo WeChat, LINE e Kakao, construíram fortes parcerias com uma ampla variedade de varejistas online, resultando em altos níveis de confiança nos chatbots como canal de varejo.

No entanto, o relatório prevê que o lançamento de modelos de linguagem aberta impulsionará o crescimento fora da Ásia-Pacífico. Até 2028, prevê-se que 66% dos gastos sejam atribuíveis à região, já que varejistas online em outras áreas, como América do Norte e Europa, implementam chatbots em atividades de varejo. Para maximizar esse crescimento fora da Ásia-Pacífico, o relatório recomenda que os fornecedores tenham como alvo os varejistas on-line nessas duas regiões.

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