Klabin melhora relacionamento com clientes e aumenta a rentabilidade no mercado de papéis e celulose, utilizando novos conceitos de competitividade.
Inovação e rentabilidade são dois resultados da adoção da vantagem competitiva sustentável, uma estratégia pioneira da Klabin para se manter na vanguarda do competitivo mercado mundial de papel e celulose. Em termos de inovação, os pesados investimentos efetuados pela companhia em 2006, e que continuam a ser feitos em 2007, falam por si só. Foram mais de 150 milhões de reais apenas no primeiro semestre de 2006, 23% a mais que no mesmo período de 2005, de acordo com o balanço “Klabin/Sustentabilidade”, divulgado em meados do ano passado.
Grande parte dos investimentos foram para duplicar a capacidade da planta de cartões revestidos da unidade Monte Alegre (PR), com a instalação de uma nova máquina com capacidade de 350 mil toneladas/ano. É uma oportunidade de crescimento sustentado da Klabin no mercado de cartões revestidos de fibras virgens, informa o balanço da empresa. Com maior rentabilidade e menor oscilação de preços, isso vai posicionar a companhia brasileira entre os seis maiores fornecedores desse mercado. A Klabin avança também como uma das empresas mais rentáveis do país. O seu lucro líquido, por exemplo, passou de 218 milhões de reais no primeiro semestre de 2005, para 260 milhões em igual período de 2006, ou seja, um aumento de 19%.
"A existência de vantagens competitivas sustentadas na Klabin possibilita à empresa antecipar-se às mudanças de um mercado altamente disputado, estando preparada para as transformações do cenário que estão por vir”, resume Robson Alberoni, responsável pela Inteligência de Mercado da Unidade de Negócio de Embalagens de Papelão Ondulado da Klabin. Segundo ele, esse é um recurso que permite à organização gerar uma oferta ao mercado que é mais aceitável para os consumidores em potencial que os seus competidores, oferecendo e mantendo esta posição por um longo período de tempo, sem a possibilidade de ser copiada pelos concorrentes.
Conceito
Na verdade, trata-se de um conceito baseado em análises desenvolvidas por Michael Porter, considerado a maior autoridade mundial em estratégia competitiva. Porter é autor dos maiores best-sellers internacionais na área, entre os quais “Vantagem competitiva”, e lidera na Harvard Business School o programa para novos presidentes de empresas que tenham um faturamento superior a 1 bilhão de dólares.
“Muitas empresas investem seus recursos na diferenciação, mas fazem isso apenas por um curto tempo, e por isso não obtêm retorno do investimento realizado. A Klabin, ao contrário, embora trabalhe com commodities, busca a personalização de seus produtos, através de uma proposta de valor, de processos logísticos e tempo de relacionamento com seus clientes e fornecedores. E procura gerar essas ofertas diferenciadas para ter a preferência do mercado por longo tempo. Isso dificulta a concorrência, inclusive de copiar nosso modelo”, explica Alberoni.